Nossa Senhora do Rosário

Dia 07 de outubro, temos a alegria de comemorar a festa de Nossa Senhora do Rosário! Este foi o título recebido pela aparição mariana a São Domingos de Gusmão, fundador da Ordem dos Dominicanos. Na ocasião, Nossa Senhora entregou a ele um rosário dizendo que esta seria uma poderosa arma de conversão. Desde então, com a prática desta oração a pedido de Nossa Senhora, São Domingos começou a combater as heresias daqueles que desafiavam a igreja católica. Foi o Papa V, de origem dominicana, quem incentivou oficialmente que a oração do Rosário virasse um hábito, sendo feita em família.

Assim, a devoção nasceu no período medieval e simbolizava uma coroa de rosas que teria sido oferecida à Virgem Maria como expressão de amor e piedade dos fiéis cristãos. A recitação do Rosário, oração da devoção mariana, nos remete à meditação dos mistérios da vida de Jesus e da tradição da igreja. Cada Ave Maria é uma rosa oferecida por nós à nossa Mãe, com carinho e esperança. Assim, ao rezarmos o Santo Rosário completo, oferecemos um buquê de duzentas rosas a Nossa Senhora.

Em muitas aparições de Maria Santíssima Ela pede, ensina e reza junto a oração do Rosário, como em Lourdes, em Fátima e em tantas outras. Uma das coisas mais bonitas é pensar que esta é uma oração que veio do céu: foi o próprio Jesus quem nos ensinou o Pai Nosso e o anjo Gabriel juntamente com Santa Isabel recitaram o que veio a ser a Ave Maria.

A Festa de Nossa Senhora do Rosário foi instituída pelo Papa Pio V, como ação de graças pela prodigiosa vitória de Lepanto, obtida em 1571 pela armada católica, comandada por D. João d’Áustria, contra os turcos maometanos. O Papa havia ordenado que se rezasse o Rosário pedindo essa vitória que parecia impossível.

A bela devoção de rezar a grinalda de duzentas rosas a Maria é rezada praticamente em todas as línguas e o saudoso Papa João Paulo II e tantos outros papas nos recomendaram essa poderosa e singela oração com a qual, através da Virgem Maria, alcançamos muitas graças! Que tal comemorar o dia de Nossa Senhora do Rosário rezando o seu terço?

A Festa de Nossa Senhora do Rosário no Brasil

Desde o início da colonização brasileira a Igreja Católica ensinou que os festejos religiosos deveriam ter a novena, a missa cantada, a bênção do Santíssimo, o Te Deum – cerimônia de ação de graças – e a procissão. Nossa Senhora do Rosário foi escolhida para a devoção dos africanos, já que em seu país de origem ela já era conhecida. Assim, sabe-se que desde o século XVIII os negros já se organizavam em Irmandades de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Negros.

Há ainda uma bela história sobre a chegada da imagem de Nossa Senhora do Rosário ao Brasil. Ela teria ficado agarrada em um banco de areia, após o naufrágio do navio que a transportava para uma capela de negros no litoral nordestino. Os padres, ansiosos à beira da praia, pediram aos marinheiros que fossem buscá-la. Eles foram até o local, mas não conseguiram retirá-la devido ao peso e à profundidade em que se encontrava. Os padres, então, recorreram aos caboclos e aos índios, bons nadadores e conhecedores do mar tropical. Esses sim, com dificuldade, conseguiram trazê-la e colocá-la na capela que havia sido construída em sua homenagem. Para a surpresa de todos, no dia seguinte a imagem reapareceu no mesmo banco de areia. Quando os padres olharam para um canto da praia e viram os negros assentados humildemente a contemplar a cena, se deram conta de que haviam encomendado a imagem para a devoção deles. Assim, perceberam que a eles caberia o direito de retirar a imagem do banco de areia e transportá-la para a capela. Os negros então levantaram-se, rezaram, cantaram e bateram seus tambores. Depois pediram licença às águas e foram buscar a imagem com a maior facilidade, sem nem sentir o peso. Colocaram-na na capela, de onde nunca mais teria saído.