Nossa Senhora de Guadalupe - Padroeira do México

Carinhosamente apelidada pelo papa João XXIII de “Mãe das Américas”, Nossa Senhora de Guadalupe é a padroeira do México e a “Imperatriz da América”.

Cerca de um bilhão de pessoas compartilham a fé católica. Desse total, o México é dos principais países. Entre os cidadãos que se autodeclaram cristãos, 82,7% dos mexicanos são católicos.

A história da padroeira

O indígena Juan Diego estava a caminho da Cidade do México para sua aula de catequese. Enquanto caminhava, a Virgem Santíssima se revelou próxima da colina de Tepeyac.

Nossa Senhora pediu a Juan para que fosse até o bispo Dom Zumárraga  e que este construísse um santuário para a honra e glória de Deus. Mas quando Juan chegou lá, o bispo pediu uma prova da Virgem Santíssima.

O tio de Juan estava muito doente. Em vez de se encontrar com Maria para pedir a prova de sua santidade, foi procurar um sacerdote para seu tio moribundo. No caminho, Nossa Senhora apareceu novamente e disse a Juan:

“Escute, meu filho, não há nada que temer, não fique preocupado nem assustado; não tema esta doença, nem outro qualquer dissabor ou aflição. Não estou eu aqui, a seu lado? Eu sou a sua Mãe dadivosa. Acaso não o escolhi para mim e o tomei aos meus cuidados? Que deseja mais do que isto? Não permita que nada o aflija e o perturbe. Quanto à doença do seu tio, ela não é mortal. Eu lhe peço, acredite agora mesmo, porque ele já está curado. Filho querido, essas rosas são o sinal que você vai levar ao Bispo. Diga-lhe em meu nome que, nessas rosas, ele verá minha vontade e a cumprirá. Você é meu embaixador e merece a minha confiança. Quando chegar diante dele, desdobre a sua tilma (manto) e mostre-lhe o que carrega, porém, só em sua presença. Diga-lhe tudo o que viu e ouviu, nada omita…”.

Depois dessas palavras, Maria pediu para que o índio subisse ao cume da colina para colher rosas de Castela frescas. Ele as colocou em seu manto e as levou a bispo.

Quando Dom Zumárraga desdobrou a manta, as rosas caíram no chão e no manto estava a imagem da Virgem de Guadalupe. Vendo isso, o bispo levou a imagem Santa à igreja maior e cumpriu sua vontade.

O maior milagre da Santíssima Nossa Senhora de Guadalupe é a sua própria imagem estampada no manto de Juan. O tecido é feito de cacto e não dura mais de 20 anos, porém, este já existe há mais de quatro séculos e meio e está em exposição em sua Basílica no México.