Nossa Senhora da Paz

A história de Nossa Senhora da Paz deu início em 21 de novembro de 1682, quando sua imagem foi encontrada dentro de uma pesada caixa de madeira bem trabalhada na Vila do Mar do Sul de El Salvador.

Os comerciantes que a encontraram tentavam de todas as formas abrir a caixa, mas, mesmo tentando esforçadamente com várias ferramentas, a tarefa se tornava cada vez mais impossível. Por este motivo, decidiram levá-la a cidade de São Miguel, onde fariam de tudo para abri-la, já que, pelo peso, imaginavam ser um tesouro enorme.

De fato, era um tesouro… mas com valor imensurável!

Utilizaram um burro para o transporte da caixa e resolveram, ao chegar na cidade, registrar o tesouro para que pudessem provar que foram os primeiros a achar. No entanto, ao passar em frente à igreja da cidade, hoje Catedral, o burro parou, deitando no chão, e não conseguiu mais se mexer. Nada faria com que o mesmo saísse do lugar. Os comerciantes então decidiram tentar abrir a caixa novamente, e, milagrosamente, ela se abriu.

Ao observar o que havia dentro da caixa, a surpresa foi imensa: lá estava a imagem de Nossa Senhora com o menino Jesus em seus braços.

Após este dia, os povos inimigos, que vinham transformando a cidade em cenário de guerra, ao saberem do aparecimento da Virgem decidiram cessar as lutas e manter a paz. Não é à toa que o nome da imagem veio a ser: Nossa Senhora da Paz.

O grande milagre neste momento foi a restauração da fé, pois todos ali conseguiram, finalmente, compreender o sinal divino.

Até hoje não se sabe como a imagem chegou ao território salvadorenho, mas outros milagres ocorreram também na cidade, como quando a lava do vulcão Chaparrastique não atingiu a cidade após os moradores colocarem a imagem de Nossa Senhora da Paz em frente à igreja, pedindo por sua intercessão. No dia do desvio da lava, os moradores afirmaram terem visto a fumaça do vulcão em formato de palma, o que os fez criar uma palma de ouro para ser integrante da imagem da Santa. Além disso, foi bordado um escudo nacional da República de El Salvador em seu manto e a vila passou a se chamar Milagro de La Paz.