Untitled Document
css3menu.com

html menu generator by Css3Menu.com

   
 
   

 

 

Pai é Pai

Fonte da Notícia: Via Lumina
Data: 10/08/2017
Postada às: 16:52:04 horas.

No próximo domingo comemoramos em todo o Brasil o dia dos pais. Este ano passarei esta data distante do meu pai, pois não conseguirei ir visitá-lo, porém em breve irei vê-lo e ganhar aquele abraço apertado e carinhoso.

Pela passagem da data, parei para pensar sobre a figura do meu pai, em como foi importante para mim tê-lo presente em todos os momentos da minha vida, em o quanto foram importantes suas palavras e até o seu silêncio para as escolhas que fiz na vida, em quanto foi significativo receber o seu perdão pelos erros que cometi, enfim em quanto foi bom ter tido um pai.

Também parei para pensar em o quanto me faz feliz ver meus filhos com seu pai, ver que eles têm essa figura forte e amorosa dentro de casa, vê-los correndo para abraçar o pai ao chegar em casa do trabalho ou vê-los todos sentados no tapete brincando de qualquer coisa aos finais de semana.

Pensando nestas duas figuras ímpares na minha vida acabei recordando das palavras do Pe. Fábio de Melo: “Como é bom ter Deus dentro de casa! Como é bom viver essa hora da vida em que tenho direito de ter um Deus só pra mim (…) Mas aquele homem não era Deus, aquele homem era meu pai e foi assim que eu descobri que meu pai com o seu jeito finito de ser Deus, revela-me Deus com seu jeito infinito de ser homem. ”

O Papa Francisco, em uma de suas catequeses, já falou que cada família precisa de um pai. Para falar do valor do papel do pai, o Papa citou algumas expressões do Livro dos Provérbios: “palavras que um pai dirige ao próprio filho, e diz assim: ‘Filho meu, se o teu coração for sábio, também o meu será cheio de alegria. Exultarei dentro de mim, quando os teus lábios disserem palavras retas’ (Pv 23, 15-16). Não se poderia exprimir melhor o orgulho e a comoção de um pai que reconhece ter transmitido ao filho aquilo que realmente conta na vida, ou seja, um coração sábio. Este pai não diz: ‘Estou orgulhoso de você porque és igual a mim, porque repetes as coisas que eu digo e que eu faço’”. Francisco ainda fala: “Um pai sabe bem quanto custa transmitir esta herança: quanta proximidade, quanta doçura e quanta firmeza. Porém, que consolo e recompensa se recebe quando os filhos honram esta herança! É uma alegria que redime todo cansaço, que supera toda incompreensão e cura toda ferida. ”

Cristo nos apresenta o Pai que está no céu, um Pai rico em misericórdia, o único, diz Jesus, que pode ser chamado realmente “Pai Bom” (cfr Mc 10, 18). É conhecida a parábola chamada do “filho pródigo”, ou melhor, do “pai misericordioso”, que se encontra no Evangelho de Lucas no capítulo 15 (cfr 15, 11-32). Quanto amor podemos sentir naquele Pai, à porta aguardando o retorno do filho, quanta ternura naquele abraço do reencontro e quanta compaixão naquela celebração do filho renascido.

Francisco, ao citar esta parábola, destacou a dignidade e a ternura do pai que está esperando o retorno do filho. “Os pais devem ser pacientes. Tantas vezes não há nada a fazer que não esperar: rezar e esperar”. E acrescentou ainda “um bom pai sabe esperar e perdoar do fundo do coração, mas também sabe corrigir com firmeza quando é preciso.” E finalizou dizendo, “Sem a graça que vem do Pai que está nos céus, os pais perdem a coragem e abandonam o campo. Mas os filhos precisam encontrar um pai que os espera quando retornam dos seus insucessos. Farão de tudo para não admitir isso, para não deixarem ver, mas precisam; e não encontrar isso abre feridas difíceis de curar. ”

Nós, Igreja, devemos nos empenhar em apoiar a presença dos pais nas famílias e auxiliar para que, apesar das dificuldades do dia a dia, os pais possam ser pais, no mais amplo sentido da sua missão.

Feliz dia dos pais!

 “O pai procura ensinar ao filho aquilo que ele ainda não sabe, corrigir os erros que ainda não vê, orientar o seu coração, protegê-lo no desânimo e na dificuldade. Tudo isso com proximidade, com doçura e com uma firmeza que não humilhe. ” Papa Francisco, Audiência Geral. 4 de fevereiro de 2015.


 


Mais Artigos

   
 

 

 

 
Santuário Nossa Senhora Aparecida - Arapongas
     
 
 
     
 
Santuário Nossa Senhora Aparecida
2014 - Todos os direitos reservados
 
 
 
 
Facebook Santuário